O aparelho autoligado é uma versão parecida com o aparelho fixo tradicional, mas que não conta com as borrachinhas. Ele usa recursos mais inovadores nos bráquetes e no fio que liga todas as peças. Tudo isso proporciona um processo mais rápido e eficiente.
“O aparelho fixo é indicado quando o paciente já saiu da fase de crescimento. O objetivo é corrigir a relação dos dentes entre si e também sua posição na base dos ossos”, esclarece Thayla. Logo, esse aparelho é indicado para quando os problemas já se instalaram, podendo ser utilizado por adolescentes e pessoas adultas.
A limpeza deixa os dentes mais brilhantes, mas não altera a coloração do dente. Já o clareamento dental é utilizado um gel clareador que é capaz de mudar a coloração do dente, deixando-o mais claro, o resultado do clareamento depende da estrutura de cada dente.
O aparelho estético nada mais é do que uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. O sistema funciona da mesma maneira, só que com bráquetes feitos de policarbonato, porcelana ou safira ao invés de metal.
No geral, o alinhador dental transparente consiste no uso de uma espécie de placa bastante fina, parecido com os moldes utilizados nos tratamentos de clareamento dental. Por esse motivo, são removíveis e trocados em intervalos de 14 dias, conforme a arcada dentária vai se modificando durante o uso.